5 websites que você deve deixar de construir

5-websites-deixar-de-construir-topo

Óbvio que tentamos fazer web sites cada vez melhores, que encantam pessoas, convertem mais e ainda se posicionam bem nos motores de busca, e para isso é necessário esquecer, é necessário enterrar alguns desses web sites que podem quebrar tudo isso com pequenos detalhes.

Sites com aberturas em flash

Você abre a página, espera carregar a animação que demora quase um minuto e depois vem uma vaca lésbica marciana que dá um duplo twist carpado onde luta contra três ninjas vermelhos ressaltando a seguinte mensagem:

“Clique para Entrar”

Ué, mas eu já não estou dentro? Precisa de visto de entrada? Tem revista dos seguranças e detector de metais também?
Acredite, não sou apenas eu, o Google também odeia Flash, mas nesse caso o ponto não é a tecnologia em si ou SEO , o Google Preview, ou ainda a falta de suporte para alguns mobiles e tablets (ainda que todos esses pesem muito), mas sim uma tela sem propósito algum e que provavelmente não irá agregar em nada para seu usuário.

Websites com música

Eu adoro música, ainda assim não importa se você ou eu ache que uma música é boa para seu negócio, você não deveria usar diretamente música em seu website, elas podem aumentar o tempo de carregamento de página e não serão fáceis de ser interpretadas por dispositivos móveis.
Fora isso existe o lado prático, pois é comum navegar escutando música, imagine por um momento que seu usuário já está escutando música e de repente seu website força a ter que abaixar o que ouve porque conflita com aquela ‘musiquinha de elevador’ que você achou legal e colocou.

Site de Compras coletivas

Sei que muitos já desistiram, ainda assim gostaria de ter um contador para isso, pois a última lista que li possuia mais de mil sites de compras coletivas no Brasil, e claro a maioria deles sem nenhum diferencial claro do precursor Groupon, acredite montar um Groupon é mais difícil do que parece.
Atualmente até o Google e o Facebook entraram no jogo, mas se essa é sua ideia repense e repense bem em qual será seu diferencial competitivo.

Sites “web 2.0″

Web 2.0 é apenas um conceito, que é relacionado com mudança de sites ao estilo vitrine com sites que geram interação de pessoas, no entanto a Internet sempre esteve aí para isso, conectar pessoas.
Fóruns de discussão tem exatamente esse propósito e já existem na web desde 1994, logo você não precisa encher seu site com botões ultra-coloridos e símbolos de redes sociais só pra dizer que está na crista da onda.

Encurtadores de URL

A verdade é que já existem muitos e bons encurtadores de URL’s por aí e toda a vez que aparece um novo, seja ele já encurtado no Twitter ou mesmo propagado em algum blog, a sensação que temos é que talvez ele não seja tão confiável o suficiente para guardar nossos links por muito tempo.

Não importa o quão legal parece ser a ideia, seja de uma marca, como no caso do Trident e o http://http://rial.to/, ou mesmo baseado em um meme de Internet, como no caso do http://senta.la/ Cláudia.

E com isso deixo apenas essas três questões para refletir e que talvez ajudem a produzir inovação:

  • Qual é o propósito do seu website?
  • Já existe um serviço consolidado que faça isso?
  • Seu web site possui realmente um diferencial que faça valer a pena ser construído?

Fonte: Coletivo MídiaBoom

Postagens Relacionadas