5 motivos por que o marketing digital é ideal para pequenas e médias empresas

5-motivos-marketing-digital-ideal-pmes-topo

Boas ideias muitas vezes morrem por falhas na execução. Um dos desafios mais comuns durante a etapa de go-to-market é a definição de estratégias de comunicação, que tragam resultados, mas ao mesmo tempo caibam no orçamento de uma pequena ou média empresa (PME). A internet é uma bonita história de empreendedorismo, não somente porque criou grandes corporações do zero, como Google e Facebook, mas porque dá a oportunidade para pequenos empresários venderem seu peixe de forma mais racional e acessível. Entenda os cinco motivos que explicam porque o marketing digital é a ferramenta mais indicada de divulgação para PMEs:

1. Baixo ticket de entrada: diferentemente da mídia impressa, cujo custo de anúncio inicia-se com três dígitos, a mídia digital permite investimentos a partir de poucos reais. Links patrocinados são os melhores exemplos. Lances para a maior parte das palavras-chave custam entre R$ 1 e 2.

2. Calcular o ROI é fácil: as plataformas de publicidade online informam automaticamente quantos clicks consumiram seu orçamento, qual a taxa de conversão em vendas e, portanto, qual o retorno sobre o investimento (ROI).

3. Anuncie para quem interessa: se você é o dono de restaurante e tem interesse em divulgar o seu negócio para os moradores de uma determinada cidade ou região, as campanhas digitais podem ser segmentadas por geografia. Se atender apenas no horário do almoço e durante a semana, terá a opção de divulgar anúncios em períodos pré-estabelecidos. Quanto mais segmentar a sua campanha, mais terá certeza de que não estará gastando seu precioso orçamento com clientes de reduzido potencial de conversão.

4. Faça você mesmo: não são necessários intermediários para acessar as plataformas de marketing digital. Equipes internas podem aprender, através de e-learnings gratuitos, como iniciar campanhas para geração de leads ou dicas básicas de otimização de sites. Se mesmo assim, existir necessidade pela contratação de terceiros, a maior parte das agências digitais tem pacotes para atender negócios iniciantes.

5. Pequenos disputam com grandes: não importa quantas lojas seu concorrente tem. Na internet, existe maior igualdade de competição. Um site bem bolado e avaliações de compradores passam credibilidade para converter oportunidades em receita. As histórias de sucesso mais recentes no varejo brasileiro são da Netshoes, Dafiti e Sacks, sites de e-commerce que souberam surfar a onda do marketing digital.

Por Michel Bekhor, sócio-fundador da Press Works. Trabalhou em empresas como SAP, Oliver Wyman e A.T. Kearney. Formado em administração pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduado em marketing pela University of New South Wales.

Fonte: Blog Midia8

Postagens Relacionadas