O Crescimento da Web e as Tendências de Mercado

crescimentowebtendemercado_topo

 

Um pouco sobre como o mercado web vem crescendo e como os profissionais devem sempre acompanhar este crescimento e suas as tendências.

Nos últimos anos, temos acompanhado um crescimento espantoso da Web no Brasil. Hoje em dia, falar-se sobre sistemas funcionando através da internet, é mais comum do que imaginamos, às vezes chega à ser espantoso. Por exemplo, quando estamos na faculdade e vamos discutir ideias de projetos para conclusão do curso, ou simplesmente para projetos que possam nos dar dinheiro (digamos assim), sempre ouviremos alguém dizendo: “E se fizéssemos isso funcionando pela Web”.

O GRANDE SEGREDO POR TRÁS

Posso dizer (corrija-me se estiver errado), com quase toda certeza, que o maior motivo para a web ter crescido tanto no Brasil, foi a melhora das conexões de internet de nossos usuários.

Me lembro bem de meus primeiros cursos de Web Designer, aos 12 ou 13 anos de idade, onde os sites eram feitos com as horríveis tabelas. Exportávamos imagens fatiadas do Fireworks, Photoshop, ou até mesmo Corel Draw, e montávamos os layouts com tabelinhas. Naquela época, praticamente todos os sites eram feitos desta maneira, e me lembro que as conexões eram tão ruins, que isso demorava muitos, mas muitos minutos à carregar.

Hoje, vejo o quanto os padrões web tem crescido, o quanto os visuais dos sites brasileiros tem se tornado cada vez melhores, e não temos mais aquele dificuldade no carregamento das páginas, pois temos uma conexão acessível.

Um pouco disto ( ou senão a maior parte), também é devido ao amadurecimento dos usuários, que com o tempo, foram evoluindo e aprendendo a utilizar a web de forma correta. Esta foi a visão que a Microsoft teve ao lançar o Windows 8. Muitos criticaram a interface e a forma como a tela iniciar mudou drasticamente, mas a microsoft enxergou o potencial que seus usuários tinha adquirido com o passar dos anos. Eles viram o quanto o usuário foi capaz de amadurecer e aprender a utilizar seu sistema e a web, criando assim uma interface mais simples e agradável visualmente.

ACOMPANHE AS TENDÊNCIAS

Você que é profissional da área, ou que ainda está iniciando sua carreira na Web, procure sempre seguir as tendências, tanto de design, como de escrita de código.

Nos últimos anos o mercado tem crescido assombrosamente, e às vezes é até difícil estar sempre por dentro das novas tendências e tecnologias que vem surgindo para nos auxiliar. Digo por experiência própria, e é por isso que eu sempre tiro um tempo pra estar buscando novas técnicas de design e novas tecnologias, e também estar dando uma lidinha aqui no Tableless e em outros sites do ramo.

A dica para quem está começando é: Comece do início, não queira aprender HTML5 e CSS3, sem antes saber o que é o HTML, o que é CSS. Não queira você ser o craque em jQuery, sem saber programar JavaScript.

Nós estamos em um momento muito avançado no que se diz respeito ao desenvolvimento para Web, e é necessário saber de onde começou isso tudo, para depois procurarmos aprender os novos padrões.

Acompanhar as tendências e os padrões é uma das partes mais difíceis, porém se você não fizer isso, diga adeus à sua carreira.

SAIA DO LUGAR

Não fique parado, olhando para o tempo, pensando: “Depois eu aprendo HTML5 e CSS3″, “Depois eu estudo o as novas tendências de Design”.

O mundo web tem evoluído muito, e se você não sair do lugar, estará fadado ao fracasso e será excluído do mercado. As aplicações web vem crescendo a cada dia, o número de projetos e sistemas web cada vez avança mais, então não fique esperando tudo acontecer para se atualizar, pois será tarde demais.

APRENDA QUE SOZINHO VOCÊ NÃO CHEGARÁ LÁ

Quero que você entenda que sempre nessa carreira, você precisará de ajuda e apoio de outras pessoas, e é nessas horas que você precisará contar com seu Networking. Você precisará de amigos que entendam do assunto, precisará procurar em algum site ou blog, precisará consultar o W3C, e assim por diante.

Então não queira se tornar um bom profissional sozinho, invista em amizades, mantenha-se conectado à rede e esteja sempre buscando inovar.

Tenha a mente aberta, já vi muitos bons profissionais e empresas perderem clientes por ter a visão fechada e não buscar o novo. E, sinceramente, é péssimo ver que hoje em dia existem tantos profissionais e empresas assim por aí.

Busque aprender com seus amigos, colegas de faculdade, de trabalho, enfim, se for necessário consulte até seu pai e sua mãe (óbvio que eles não entenderão nada do assunto, mas acredite, os pais gostam de ouvir os filhos falarem de sua vida profissional).

CONCLUSÃO

As aplicações Web a cada dia se tornarão mais comuns no mercado, e posso afirmar que muito em breve, não veremos praticamente ninguém falando em criar sistemas para Desktop.

O futuro já está aqui, então acostume-se com ele, interaja com ele, antes que você fique perdido no passado.

 

Fonte: Tableless

Postagens Relacionadas