Currículos Criativos

curriculoscriativos_topo

Para concorrer a uma vaga de emprego, o que importa mais: Currículo, portfólio ou entrevista? No final, todas as etapas são importante e em algumas situações um dos pontos de tornam mais relevantes. Por exemplo, se o setor avaliador for o RH, o currículo pode ter um peso maior para a seleção inicial enquanto se a seleção ficar com o setor de criação, portfólio com certeza contará pontos.

Emerson Silva, Gerente de Operações Digitais da Ogilvy diz que “O currículo funciona como o “Bom dia” que você dá às pessoas, é a primeira impressão entre você e quem está recrutando. Em um processo seletivo, recebemos centenas de currículos, então quem consegue aliar criatividade, mantendo a simplicidade e objetividade consegue se destacar dos demais, conquistando assim uma entrevista presencial. Nessa primeira triagem, procuramos entender quem é o candidato, que cursos fez para chegar ali, onde trabalhou, e que interesses possui. Se esses pontos forem colocados de uma forma criativa, irá ganhar destaque dentre os outros. Colocar no currículo link de redes sociais, como o Linkedin, também são muitos úteis, pois além das informações básicas sobre o candidato, possuem ‘recomendações’ de outros profissionais que já trabalham com a pessoa.”

O envio de um currículo organizado é necessário, mas, por atuarmos com criação, precisamos ter nosso portfólio atualizado e bem inspirador. A professora Universitária Meiriedna Queiroz, Publicitária e Mestre em comunicação pela UFPE explica que: “Um Currículo tem que ser funcional, adequado e se possível criativo. Se for para um profissional da área de comunicação, Design, Moda etc, é de esperar um currículo criativo porque estas profissões tem base na criatividade. Então, é sim necessário e se destaca dos demais. Mas não chega a ser um fator decisivo, o que vai ser decisivo é o que tem no currículo e também como o candidato se sobressai numa entrevista. Minha opinião é que o candidato tem que ser criativo e o currículo criativo é uma consequência disso. Ele também quer demonstrar esta criatividade na prática e conseguir demonstrar na entrevista, também tem que saber montar seu portfolio, saber se apresentar faz parte do jogo.”

Confira alguns currículos criativos e inspiradores.

Fonte: Design Culture

Postagens Relacionadas