Os 5 maiores erros cometidos em novas campanhas de Adwords

os-5-maiores-erros-topo
Empresas de pequeno porte sempre começam a anunciar em Google Adwords de uma maneira bem simples, colocam as palavras-chaves, criando anúncios e deixando-os correr. Mas como trata-se de uma coisa nova para a empresa, sempre ocorrem erros que poderiam ser evitados. Esses erros podem fazer com que as campanhas tenham um desempenho nada bom e a empresa acaba desistindo de investir em Adwords. Nesse post, vou explicar alguns pontos para quem esta iniciando agora os anúncios no Google Adwords, para que consigam conter os custos e ter o melhor desempenho.

1 – Invista somente em Pesquisa

Quando uma empresa de pequeno porte inicia uma campanha no Adwords, a intenção na maioria das vezes é aparecer nos resultados de pesquisa do Google, mas ao criar a campanha, temos as seguintes opções: “Rede de pesquisa” e “Rede de display”. Resumindo, selecionando a opção “Rede de pesquisa” seus anúncios vão aparecer apenas nos resultados de busca do Google, mas selecionando a opção “Rede de display” seus anúncios vão aparecer em todos os sites parceiros do Google, e isso não é muito bom para um campanha que está começando. A rede de display é a melhor opção para branding, o que exige uma certa experiência para trabalhar com campanhas da rede de display sem desperdício de verba. Portanto, aconselho que deixe as campanhas de início apenas para a rede de pesquisa. Verifique sua conta: se estiver com milhares de impressões e pouquíssimos cliques, provavelmente esta selecionada para aparecer nas duas redes citadas acima. Em caso afirmativo, selecione apenas a rede de pesquisa e em pouco tempo você vai se surpreender com os resultados.

2 – Regionalize os anúncios

Segmentar os anúncios por região também é algo que pode interferir muito no desempenho das campanhas. Se por exemplo sua empresa presta algum tipo de serviço apenas para o estado de São Paulo, a melhor opção é segmentar os anúncios apenas para o estado de São Paulo.

3 – Defina Landing Pages

Usar a home do site como link para todos os anúncios é outro erro bem cometido no início de campanhas Adwords. Outro exemplo: se a sua empresa vende móveis, você pode ter anúncios para buscas por armários, outros para as buscas por cadeiras, mas cada anúncio deve ter uma url de destino diferente, pois quando o cliente pesquisa por armários, ele não quer cair na home do site, e sim em uma página onde tem apenas armários.

4 – Palavras-chave sem relação com o anúncio

Anúncios e palavras-chave sem relação também é um erro comum, pois como sabemos, a estrutura de uma conta Adwords funcionada da seguinte maneira: Conta, Campanhas, Grupos de anúncios (anúncios e palavras-chave). Temos que aproveitar ao máximo essa estrutura, pois muitas pessoas quando iniciam suas campanhas não aproveitam. Por exemplo: tenho uma rede de hotéis, e alguém pesquisa “hotéis rj”. Se essa palavra está em um grupo de anúncios onde o anúncio fala de “Hotel sp”, a melhor opção é criar um grupo de anúncios para “hotéis rj” e outro para “hotéis sp”, pois assim os anúncios ficam bem segmentados.

5 – Acompanhe os resultados

Por último, acompanhe os resultados das suas campanhas: - Avalie o que está dando certo e o que não está - Utilize o código de conversão - Veja se as palavras mais caras estão convertendo - Acompanhe o CTR (a partir de 3% é considerado bom) - Avalie a posição média e melhore o posicionamento das palavras que mais trazem retorno - Verifique o CPC das palavras-chave

Fonte: Conversion

Postagens Relacionadas